Pular para o conteúdo principal

Terapias Rê Fesan – FAXINA.


Terapias da Rê Fesan – FAXINA.

Vou postar uma cena do filme “Sem limites” um recorte para falar sobre a organização e higiene. E não estou falando de limpeza mental não, estou falando da limpeza física mesmo, nossa casa, nossas gavetas, banheiro...
Se você viu o filme sabe como essa cena é importante, tudo começa a partir do momento que Eddie resolve olhar em seu entorno, olhar sem desculpas, e toma a sábia decisão de arregaçar as mangas e limpar a sua casa.
A fala dele marca a mudança de atitude:
“Casa! Mas não podia ser a minha casa certo?, Como alguém poderia viver desse jeito? Meu primeiro pensamento: Queimar tudo! Mas o meu lado são, prevaleceu.”
 E ele começa a fazer a faxina, tira sacos de lixo da casa, coloca cada coisa em seu devido lugar, e só depois ele começa a produzir, consegue se envolver no trabalho e segue sua jornada incrível no filme.
Hoje é sábado, o dia da faxina, trago esse texto de propósito  para te convidar a fazer mais uma terapia libertadora!
O nosso exterior reflete o nosso interior.
 Você pode dizer:
“Preciso fazer mudanças internas primeiro, tenho tantas coisas para pensar! Estou tão cansada...”
Mas com certeza te digo, sem ação é impossível mudar qualquer coisa em sua mente ou em sua vida!
“FÉ SEM OBRAS É MORTA” (Biblia, Tiago 2:26)
De acordo com o Feng Shui Interior : “Bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.
E a lei da atração?  Ela não funciona se não estiver em acordo com a LEI DA AÇÃO. Essa lei implica que, você tem que agir, tanto no plano mental (pensamento e visualização), quanto na parte física, que é o fazer de fato, por a mão na massa e o corpo em movimento.
Amiga, acredite não existe a possibilidade de você transformar-se em uma mulher empoderada, próspera e dona da sua vida e dos seus sentimentos se estiver rodeada de bagunça e sujeira.
Eu sei o quanto é difícil mudar, e como a tristeza e o cansaço vão nos fazendo deixar as coisas para depois, como arrastar os chinelos, vestida naquela confortável roupa de mendiga, sem pentear o cabelo e escovar os dentes é tudo que achamos possível fazer em um dia de tristeza.
O problema é que esses dias vão se repetindo, e as tarefas se acumulando, a limpeza passa a ser superficial, as coisas jogadas para escanteio, emboladas, empoeiradas, a pilha de louça cresce, e a de trabalho atrasado na mesma proporção, e cada dia o cansaço e o desinteresse aumentam. A vida passa a ser uma bola de neve rolando morro abaixo.
Talvez você não esteja em um grau tão avançado assim, mas pode estar a caminho.
HÁ quanto tempo você não faz uma limpeza na gaveta de papéis ? Contas com mais de três meses não precisam ser guardadas.
E os armários da cozinha? Estão cheios de potinhos de margarina, vidros de maionese, potes de sorvetes... (vibra pobreza, atrai pobreza). Coisas quebradas, lascadas, encardidas. TUDO LIXO!
Gaveta de calcinhas: furadas, sutiãs velhos com alças largas sem elástico, fundinhos desbotados, devem ir para o lixo! Meu ginecologista me recomendou comprar para o dia a dia, calcinhas de algodão, baratas e claras. Calcinhas só devem ser usadas por uns 30 dias, e depois jogadas fora. As vermelhinhas, sexys de lycra e renda, deixa pra de noite, em ocasiões apropriadas, no dia a dia é conforto. DEIXA A PEPÉKA RESPIRAR!
Guarda roupa: Sabe aquele vestido que você usou na formatura de 19... Acredite! Ele não vai mais servir, e já esta fora de moda, desbotado e ultrapassado. O mesmo acontece com o jeans que não sobe mais nas coxas e a “brusinha” que virou um cropped !  Admita! Nunca mais serão usadas, mas estão lá ocupando espaço. E doar roupas é um gesto tão nobre, faça isso e verá o alivio que vai sentir.
Adotei uma regra para roupas: se não uso dentro de um ano elas são doadas. E sabe aquele vestido “tombo” que marcou presença e você “lacrou” demais na festa, doe também. Você dificilmente o usará novamente. Comprei um amarelo, para ir ao casamento de uma amiga, arrasei, lindo! Minha madrinha veio me visitar, ficou fantástico nela, levou, ela arrasa com ele nos eventos que vai, em contra partida  me deu um cardigan de crochê maravilhoso. Ou seja, quem doa recebe.
Você conhece a metáfora das gavetas?
“Uma garota pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: “Suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução”.
Esses conselhos de vó são tesouros.
Para que a limpeza seja uma terapia siga mais alguns conselhos:
Faça você mesma, não pague ou espere que alguém faça por você , comece a organizar suas coisas, não precisa ser de uma vez, mas comece, olhe peça por peça conserte, costure, retire, separe tudo que precisa.
Faça com carinho, capricho e gratidão, que bom ter uma casa para cuidar, roupas para vestir, poeira para tirar, mãos para fazer! Seja grata por isso, é uma benção.
Crie o hábito de não acumular coisas, de não arrastar tarefas, isso faz parte da sua rotina, por mais que você tenha alguém que te ajude olhe as suas coisas, veja se tudo está correto.
Preciso te lembrar que você é uma expressão da criação, uma fração do Universo, do divino caminhando pela terra. Olhe a natureza, nela tudo é lindo, harmonioso, cuidado e perfeito. Assim também somos nós.
O universo tem leis e regras de funcionamento e tudo que está dentro está fora, o que está em cima está embaixo, o que está de um lado está de outro. Então tenha consciência que você influencia o interior movendo o exterior e vise- versa. Minha mãe me ensinou a fazer crochê e alguns pontos de bordado e ela sempre dizia: “O avesso deve estar tão bonito como o direito”. Acho que você já deve ter escutado isso também.
Quando você se põe em movimento e começa a limpar sua casa, suas gavetas e joga fora tudo que não presta, está também reprogramando simbolicamente suas emoções, seu interior. Ai o milagre começa acontecer. Crenças, dores, limitações também são limpas e a prosperidade chega.
O novo não pode chegar se o velho ocupa o espaço.
Boa faxina!
Foco e dignidade sempre.
Rê Fesan.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Presas e predadores se atraem?

"O predador vendo a presa faminta, a atraiu com o alimento fácil" ou "O predador foi atraído pelo sangue da presa que agonizava..." Nos dois casos, temos a lei da atração. Em nenhum deles o predador deixou de ser predador, nem a vítima deixou de ser vítima.       A lei da atração e da cocriação está sendo passada de uma forma simplista e equivocada, com maximas como semelhante atrai semelhante, você é 100% responsável por tudo que atrai e por ai segue.  Não é assim que funciona!       Você atrai tudo que vibra sozinho mas também é atraído para o que é cocriado coletivamente.  Somos seres sociais,  junto com você existem bilhões de seres cocriando também, por isso  nem tudo vc cria sozinho há a criação do consciente coletivo. Jung fala muito em sua obra sobre o o consciente coletivo e a força dos arquétipos. Portanto,  você não é culpado por tudo que acontece e não tem como não ser influenciada pelo meio,  estu...

É lágrima quente que cura.

     Ilustração :Damarys Lopes      Quando tinha uns sete anos estava na casa de uma tia (era a namorada do meu pai)  e cedinho quando acordei a irmã dela estava na mesa da cozinha sentada com um xícara de café e um cigarro na mão,  rosto inchado, algumas lágrimas escorriam ainda pelo rosto,  toda  descabelada.  A vó lavava a louça e a tia cuidava de roupas no quintal. Ela estava tão triste,  mas a rotina corria normal,  fui até ela dei um abraço  um beijo e perguntei por que estava triste,  a resposta foi uma explosão de novas lágrimas abundantes e quentes que molharam meu rosto naquele abraço,  minha tia veio e falou “deixa ela quietinha, ela terminou com o namorado “. Fui então fazer minhas coisas de criança.  Passou o dia todo assim,  triste, mal comeu,  fumou muito,  tomou café ouviu música. Fui embora, devo ter voltado uns quinze dias depois e ela estava lá, linda,  alegr...