Terapias
da Rê Fesan – FAXINA.
Vou
postar uma cena do filme “Sem limites” um recorte para falar sobre a organização
e higiene. E não estou falando de limpeza mental não, estou falando da limpeza física
mesmo, nossa casa, nossas gavetas, banheiro...
Se você viu
o filme sabe como essa cena é importante, tudo começa a partir do momento que
Eddie resolve olhar em seu entorno, olhar sem desculpas, e toma a sábia decisão
de arregaçar as mangas e limpar a sua casa.
A fala
dele marca a mudança de atitude:
“Casa! Mas
não podia ser a minha casa certo?, Como alguém poderia viver desse jeito? Meu
primeiro pensamento: Queimar tudo! Mas o meu lado são, prevaleceu.”
E ele começa a fazer a faxina, tira sacos de
lixo da casa, coloca cada coisa em seu devido lugar, e só depois ele começa a
produzir, consegue se envolver no trabalho e segue sua jornada incrível no
filme.
Hoje é
sábado, o dia da faxina, trago esse texto de propósito para te convidar a fazer mais uma terapia
libertadora!
O nosso
exterior reflete o nosso interior.
Você pode dizer:
“Preciso
fazer mudanças internas primeiro, tenho tantas coisas para pensar! Estou tão
cansada...”
Mas com
certeza te digo, sem ação é impossível mudar qualquer coisa em sua mente ou em
sua vida!
“FÉ SEM
OBRAS É MORTA” (Biblia, Tiago 2:26)
De acordo com o Feng
Shui Interior : “Bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem
no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes,
atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.”
E a lei
da atração? Ela não funciona se não
estiver em acordo com a LEI DA AÇÃO. Essa lei implica que, você tem que agir,
tanto no plano mental (pensamento e visualização), quanto na parte física, que é
o fazer de fato, por a mão na massa e o corpo em movimento.
Amiga,
acredite não existe a possibilidade de você transformar-se em uma mulher
empoderada, próspera e dona da sua vida e dos seus sentimentos se estiver
rodeada de bagunça e sujeira.
Eu sei o
quanto é difícil mudar, e como a tristeza e o cansaço vão nos fazendo deixar as
coisas para depois, como arrastar os chinelos, vestida naquela confortável roupa
de mendiga, sem pentear o cabelo e escovar os dentes é tudo que achamos possível
fazer em um dia de tristeza.
O problema
é que esses dias vão se repetindo, e as tarefas se acumulando, a limpeza passa
a ser superficial, as coisas jogadas para escanteio, emboladas, empoeiradas, a
pilha de louça cresce, e a de trabalho atrasado na mesma proporção, e cada dia
o cansaço e o desinteresse aumentam. A vida passa a ser uma bola de neve
rolando morro abaixo.
Talvez
você não esteja em um grau tão avançado assim, mas pode estar a caminho.
HÁ quanto
tempo você não faz uma limpeza na gaveta de papéis ? Contas com mais de três meses
não precisam ser guardadas.
E os armários
da cozinha? Estão cheios de potinhos de margarina, vidros de maionese, potes de
sorvetes... (vibra pobreza, atrai pobreza). Coisas quebradas, lascadas,
encardidas. TUDO LIXO!
Gaveta de
calcinhas: furadas, sutiãs velhos com alças largas sem elástico, fundinhos
desbotados, devem ir para o lixo! Meu ginecologista me recomendou comprar para
o dia a dia, calcinhas de algodão, baratas e claras. Calcinhas só devem ser
usadas por uns 30 dias, e depois jogadas fora. As vermelhinhas, sexys de lycra
e renda, deixa pra de noite, em ocasiões apropriadas, no dia a dia é conforto.
DEIXA A PEPÉKA RESPIRAR!
Guarda
roupa: Sabe aquele vestido que você usou na formatura de 19... Acredite! Ele
não vai mais servir, e já esta fora de moda, desbotado e ultrapassado. O mesmo
acontece com o jeans que não sobe mais nas coxas e a “brusinha” que virou um cropped !
Admita! Nunca mais serão usadas, mas estão lá ocupando espaço. E
doar roupas é um gesto tão nobre, faça isso e verá o alivio que vai sentir.
Adotei
uma regra para roupas: se não uso dentro de um ano elas são doadas. E sabe
aquele vestido “tombo” que marcou presença e você “lacrou” demais na festa, doe
também. Você dificilmente o usará novamente. Comprei um amarelo, para ir ao
casamento de uma amiga, arrasei, lindo! Minha madrinha veio me visitar, ficou fantástico
nela, levou, ela arrasa com ele nos eventos que vai, em contra partida me deu um cardigan de crochê maravilhoso. Ou
seja, quem doa recebe.
Você
conhece a metáfora das gavetas?
“Uma garota pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A
avó disse: “Suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução”.
Esses
conselhos de vó são tesouros.
Para que
a limpeza seja uma terapia siga mais alguns conselhos:
Faça você
mesma, não pague ou espere que alguém faça por você , comece a organizar suas
coisas, não precisa ser de uma vez, mas comece, olhe peça por peça conserte,
costure, retire, separe tudo que precisa.
Faça com
carinho, capricho e gratidão, que bom ter uma casa para cuidar, roupas para
vestir, poeira para tirar, mãos para fazer! Seja grata por isso, é uma benção.
Crie o hábito
de não acumular coisas, de não arrastar tarefas, isso faz parte da sua rotina,
por mais que você tenha alguém que te ajude olhe as suas coisas, veja se tudo
está correto.
Preciso te
lembrar que você é uma expressão da criação, uma fração do Universo, do divino
caminhando pela terra. Olhe a natureza, nela tudo é lindo, harmonioso, cuidado
e perfeito. Assim também somos nós.
O
universo tem leis e regras de funcionamento e tudo que está dentro está fora, o
que está em cima está embaixo, o que está de um lado está de outro. Então tenha
consciência que você influencia o interior movendo o exterior e vise- versa.
Minha mãe me ensinou a fazer crochê e alguns pontos de bordado e ela sempre
dizia: “O avesso deve estar tão bonito como o direito”. Acho que você já deve
ter escutado isso também.
Quando você
se põe em movimento e começa a limpar sua casa, suas gavetas e joga fora tudo
que não presta, está também reprogramando simbolicamente suas emoções, seu
interior. Ai o milagre começa acontecer. Crenças, dores, limitações também são limpas
e a prosperidade chega.
O novo
não pode chegar se o velho ocupa o espaço.
Boa
faxina!
Foco e
dignidade sempre.
Rê Fesan.

Ótima reflexão de vida!!
ResponderExcluir